Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II, objetivamos para os nossos alunos, além da formação humana, a intelectual, buscando um equilíbrio entre pessoas, o sentir e o agir. Sendo assim, o trabalho realizado com esse nível de ensino visa promover uma aprendizagem significativa, contextualizada e crítica para o desenvolvimento de um cidadão pensante, autônomo e participativo.

Nesta perspectiva, o docente que atua nesse segmento assume a função de mediador na interação do aluno com os conteúdos socialmente construídos das diversas áreas de conhecimento, orientando e direcionando o processo de apropriação do conhecimento de maneira sistemática e aprofundada. Assim, o estudante do Ensino Fundamental II avança na autonomia em seu estudo individual com um professor para cada disciplina, e, ao mesmo tempo, gradativamente, na ampliação dos vínculos de amizade e fortalecimento possibilitados pelo convívio com os colegas.

instituto-comenius-de-educacao-ensino-fundamental

Ensino Médio

No Ensino Médio, investe-se na preparação dos jovens para o pleno exercício da cidadania, capacitando-o a fazer escolhas; colaborando para a aprovação nos processos seletivos futuros (ENEM, Universidades, Faculdades) e preparando-os para a superação dos diferentes obstáculos que uma sociedade em permanente transição pode apresentar. Nesse segmento, além da consolidação das habilidades e conceitos trabalhados no Ensino Fundamental II, amplia-se mais o processo ensino-aprendizagem, focando-se no desenvolvimento de conhecimentos contextualizados, relacionados a valores reais, e a habilidades e competências.

Através de educadores altamente qualificados, propicia-se para os jovens uma orientação mais adequada, inclusive nas futuras escolhas profissionais, formando cidadãos críticos, empreendedores, conscientes de seu papel como agentes transformadores da sociedade em que vivem.

instituto-comenius-de-educacao-ensino-medio

Diferencial da Escola

Nessa perspectiva, buscamos como meta proporcionar aos nossos estudantes situações que possibilitem:
– Perceber-se como sujeito autônomo, participativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais, que repudia discriminações, exerce a cidadania e a democracia;

– Reconhecer-se como indivíduo que vive, age, aprende, interage, desenvolve-se e adapta-se, assumindo, com responsabilidade, a sua saúde e o bem-estar das demais;

– Posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e conhecimento alheio, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

– Desenvolver o autoconhecimento, a criatividade, a autoestima, a autoimagem, a sensibilidade e a afetividade, para agir com persistência na busca do conhecimento;
– Promover o desenvolvimento integral do estudante na busca de sua felicidade, preparando-o para ser agente de transformação na sociedade em que não só vive como também convive.

Nosso Colégio está em um processo de construção para ampliação e finalização das salas; laboratórios de ciências, química e biologia; biblioteca; auditório e sala de jogos. Tudo isso para melhor atender nossos estudantes. E planejamos continuar sempre investindo em maior conforto e em atividades diferenciadas para cumprir com um dos nossos desejos que é: fazer uma diferença positiva na sociedade.

Proposta Pedagógica do ICE

O Instituto Comenius de Educação propõe uma educação que visa à formação integral, que defende que crianças e jovens são dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites. Nesse sentido, a nossa concepção filosófica está vinculada à visão do filósofo theco Comenius, o criador da didática moderna.

Como missão, busca por meio dessa educação humana, fazer dos educandos, cidadãos capazes de atuar na sociedade com ética, senso crítico, autonomia e responsabilidade social; possibilitando-lhes assim, o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

Em sua prática pedagógica, o Instituto Comenius leva em conta que, para a aprendizagem acontecer de maneira significativa, é preciso considerar todo o processo de aprendizagem (ensino/avaliação) do aluno.  Pensando dessa forma, a Equipe Docente, Orientação, Coordenação e Direção atuam coletivamente na construção e organização de planejamentos, projetos e ações avaliativas que sejam apropriadas à realidade dos estudantes.